resenha critica sobre gestão da produção nos ultimos 45 anos
Atividade Supervisionada
Resenha do Artigo: Avanços Logísticos no Varejo Nacional: O caso das redes de farmácias
Aluna: Thais da Silva Ernesto
A leitura do texto expõe que diversas organizações passaram a investir na logística, metodologias de gerenciamento e administração, tratando designadamente a distribuição de medicamentos no campo da farmacêutica, buscando aprimorar os serviços com qualidade.
Recentemente, observa-se que esta acontecendo uma concepção de diversas redes de farmácias, algumas 24 horas que incluem grandes espaços e estrutura moderna, são elegantes, tendo prateleiras de medicamentos abertas, no interior destas estão situados cosméticos e produtos de higiene pessoal, estas novas farmácias têm um sistema informatizado, inovando, assim, em sua maneira de atendimento.
Assim, nota-se que estas novas redes de farmácia atuam com um novo tipo de logística, onde a matéria prima é entregue inicialmente aos laboratórios, estes conduzem para o distribuidor ou direto nas redes de farmácia, caso vá para o distribuidor ele segue com o seu armazenamento nas redes, e estas vão repassar para o cliente final. Com este tipo de cadeia, nota-se que o fabricante tem o prazo de até cinco dias, já o distribuidor até dois dias, sendo um ponto positivo em razão do pequeno prazo de entrega na rede ou na farmácia independente. O produto é entregue no local certo e dentro do prazo prognosticado.
De tal modo, o controle de estoque é feito por embasamento em estatísticas. Nas redes, os sistemas aproveitados são em formas costumeiras e teoricamente válidos sob o contexto estatístico. Os pedidos presentemente são postos de maneira semanal ou bissemanalmente, diminuindo em mais de 70% o estoque operacional do depósito central. Seu reabastecimento sempre propende alcançar um nível almejado de estoque, tendo como ferramenta de apoio a presciência da demanda.
A racionalização dos estoques