resenha critica sobre Emprego X Qualificação Profissional
Na maioria das vezes há vagas, mais o que falta é o profissional qualificado para preenche-las, a falta de formação leva muitas pessoas para o setor informal da economia 40% dos trabalhadores brasileiros não possuem carteira de trabalho.
Para resolver o problema da falta de mão de obra qualificada muitas empresas estão importando profissionais para supri suas necessidades dentro da empresa.
No mundo atual e globalizado que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda de muita importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento nas organizações, o que nos leva a crer que a medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável.
As pessoas alegam que existem muitos profissionais formados, mas que não tem uma oportunidade. Em todos os Estados brasileiros a realidade é semelhante: um número considerável de pessoas com diploma sem ter o que fazer. Desse modo fica claro que o Brasil ainda tem que investir muito em educação. Somente assim terá profissionais qualificados em todas as áreas. Cada um contribuindo com o progresso do país. Todos concordam que a educação é a chave do progresso, mas ainda é algo em segundo plano no “PLANO” dos governantes.
Muitas pessoas pensam que só ter o diploma em mãos já é grande coisa mais engana-se pois uma pessoa bem qualificada busca sempre o melhor, ser determinado, atuante,