Resenha critica palestra pluralidade cultural
LIMA, Terezinha Bazé. Pluralidade Cultural. Palestra proferida no II Segundo Seminário De Combate Ao Racismo- O Negro E O Índio, organizado Pela ACP- Associação Campograndense De Professores, em 17.05.2001.
Terezinha Bazé de Lima é graduada em Pedagogia pela UFMS. Especialista em Planejamento Didático e em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Penápolis – Estado de São Paulo. Mestre em Educação Brasileira pela UFMS e Doutora em Educação pela UNICAMP. Tem vasta experiência como gestora educacional em diversos níveis e atualmente é professora da UNIGRAN além de pesquisadora do Fundect-MS.
Terezinha Bazé de Lima apresenta de maneira introdutória a diversidade étnica e cultural brasileira associada à discriminação e exclusão social que impedem o exercício da cidadania plena de grupos específicos em nosso país. Ampliando a noção temática a autora aborda o que vem a ser “cultura” em suas manifestações mais amplas e também contemporâneas, relacionando a mesma, não somente a formação educacional como também a capacidade de apreciar as diferenças. Enfatiza também o processo dinâmico de transformação que o homem experimenta em sua vida e como o ensinar e aprender constantemente relacionam-se com cultura. Aborda também as recentes mudanças nos currículos nacionais no sentido de incluir a pluralidade cultural com vistas a superação da discriminação, dando conhecer as riquezas apresentadas pela diversidade étno-cultural que compõem o patrimônio sócio – cultural brasileiro. A escola é inserida neste desafio como o agente mais importante. A autora destaca o papel fundamental do professor em criar o diálogo cultural na sala de aula. Terezinha aborda também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) implantados pelo Ministério da Educação, que introduzem a noção de pluralidade cultural como tema transversal, que deve transitar diferentes disciplinas. Ressalta-se o fato de que o tema diversidade não deve