Resenha critica osegredo de luisa
Como acontece no Brasil também, cada região tem seus pratos típicos. Murcia, ao lado do Mediterrâneo, e considerada a horta da Espanha, tem verduras fresquíssimas o ano inteiro, tem até tomate em lata que dá para comer de colher de tão saboroso. Abaixo segue um breve “ensaio fotográfico” com algumas comidas gostosas e algumas estranhesas daqui.
O café-da-manhã em Murcia: trata-se de uma torrada de pão fresco (aqui quase não comem pão de forma; no Brasil, aliás, deve ter o triplo da quantidade de marcas), coberta com tomate recém triturado, azeite de oliva e sal para quem quiser (eu prefiro sem sal). Qual é o barato desde café? O tomate aqui é tão saboroso, que é mais gostoso que qualquer geleia.
Café da manhã
No supermercado, como já podíamos esperar, tem uma parte só de presunto cru, ou jamón. E não é jamón crudo, é jamón. O presunto brasileiro aqui é jamón de york, totalmente de segunda classe, e é lógico que seja assim. Essa iguaria ibérica, também presente na Itália com o nome de prosciutto (mais popular entre os brasileiros, principalmente os da Moóca), é uma perna de porco curada no sal por mais de 12 meses. Depois, não se coloca na máquina para fatiar, se corta na faca e as lâminas de jamón têm de ficar transparentes. O cheiro salgado dessa seção do supermercado faz a gente enlouquecer.
Jamón Jamón
Vamos às coisas estranhas. Aqui tem muitas! E eles me garantem que são maravilhas da culinária local.