Resenha Critica os Exploradores de Caverna
Direito I
Prof: Mara Xavier
1º semestre, Ciências contábeis/Administração.
Alunos: Dhiego George da Rocha/Kelli Cristina Farias Madureira
CPD: 19270/18588
”O Caso dos Exploradores de Caverna”
Lon Luvois Fuller, (1902-1978) foi um jurista americano nascido no Texas, cursou direito na Universidade de Stanford, atuou como professor de Teoria do Direito e publicou diversos estudos de direito civil. Deve sua fama a sua principal obra intitulada O caso dos exploradores de cavernas.
O livro fala de uma historia não veridica ocorrida no ano de 4299, onde cinco membros da Sociedade Espeológica, que é uma organização amadora de exploração de cavernas, acabam ficando presos em uma caverna devido a um desmoronamento de terra onde a única abertura da mesma foi totalmente bloqueada. A história desenrola-se sobre o fato de que enquanto eles esperavam serem resgatados pela equipe de resgate, foram informados que poderiam vir a morrer por inanição antes que a entrada da caverna fosse desobstruída, devido a isto o personagem Roger Whetmore faz um contrato entre os outros 4 personagens presos no qual consistia de que um deles seria sacrificado para servir de comida aos outros sendo este escolhido pela sorte com lançamento de dados, o contrato foi aceito por todos mas Whetmore acabou desistindo te participar do sorteio, porem outro fez o lance por este que acabou sendo o sorteado e consequentemente morto.
O Presidente do Tribunal, o juiz Truepenny, é a favor da condenação a morte pela forca, segundo este, ele defende que a lei deve ser aplicada a sua. Ele comenta que o princípio da clemência neste caso, mitiga o rigor da lei e que a letra for seguida “será realizada a justiça sem debilitar a letra ou o espírito da nossa lei e sem se propiciar qualquer encorajamento a sua transgressão”
O juiz Foster, é a favor da plena absolvição dos acusados, sua argumentação é que as leis positivistas só são aplicadas a