resenha critica- multiplas inteligências na educação escolar
Cadernos da Tv Escola – Múltiplas Inteligências na Prática Escolar
Smole,Kátia Cristina Stocco.Múltiplas Inteligências na Prática Escolar.n.1.Brasília: Ministério da Educação.Secretaria de Educação a Distância.1999.80p.
Katia Cristina Stocco Smole
É doutora em em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de ensino de ciências e Matemática, possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de didática e graduação em Bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. Atualmente é coordenadora do grupo Mathema de formação e pesquisa, grencia o projeto pedagógico da Rede Salesiana de Escolas, membro do conselho consultivo das revistas Pátio, Pátio Educação Infantil e membro do conselhor editorial da revista Pátio Ensino Médio. Foi professora de matemática de ensino médio na rede pública estadual de São Paulo, e tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de professores, leitura e escrita em aulas de matemática, avaliação, planejamento e jogos.
Capítulo 1 – A nova medida do homem
Pelas novas concepções,a inteligência faz muitas coisas,além de computar informações:inventa projetos,pensa em valores,dirige a aplicação da energia pessoal,constrói critérios,avalia e realiza tarefas. A teoria das múltiplas inteligências de Gadnder pressupõe que há mais de uma inteligência:ele inicialmente propõe sete,mas é possível que existam outras;as inteligências podem ser estimuladas : o contexto social ,a escola ,a oportunidade de explorar e realizar atividades diferentes são fatores que podem interferir no desenvolvimento das inteligências ; estas se combinam de forma única em cada pessoa:cada um nasce com todas as inteligências que se desenvolverão durante sua vida,de modo único;não há como padronizar as combinações das inteligências são únicas,tal como