resenha critica meu nome não é johnny
CELER FACULDADES
CURSO DE DIREITO
Roberta Fernanda Ribeiro
MEU NOME NÃO É JOHNNY
Resenha Crítica apresentada ao Curso de Direito da Celer Faculdades de Xaxim-SC, sob a orientação do(a) Prof. Marinelva Bonassi Machado, Do Componente Curricular de Metodologia Científica.
MEU NOME NÃO É JOHNNY. Mauro Lima. Rio de Janeiro: Sony Pictures Entertainment, 2008. 1 DVD (124 min).
Xaxim – SC, abril 2011
MEU NOME NÃO É JOHNNY
MEU NOME NÃO É JOHNNY. Mauro Lima. Rio de Janeiro: Sony Pictures Entertainment, 2008. 1 DVD (124 min).
Mauro Lima nasceu em São Paulo, vivendo no Rio de Janeiro desde 1996, é Compositor, Diretor, Produtor, Roteirista. Antes de começar a fazer cinema, transitou por diversas áreas do audiovisual. Assinou a direção de diversos filmes de publicidade e, com a criação da MTV Brasil, passou a dirigir clipes, tendo trabalhado para diferentes artistas. Estreou no cinema em 1993. Em 1997, assinou seu primeiro longa-metragem. Em 2007, dirigiu e co-roteirizou o longa-metragem Meu nome não é Johnny, que conquistou mais de dois milhões de espectadores.
O filme aborda a desestruturação familiar desde a infância do protagonista. Sua família não impõe limites e não ocorre diálogo dos pais com os filhos, o que faz com que o mesmo cresça sem ter noção do que é certo e errado, não percebendo sequer os conflitos entre seus pais. É cada vez mais comum a falta de conversas entre familiares onde todos os membros participem, ocorrendo um afastamento dos mesmos, gerando então, timidez dentro da própria família.
Percebe-se no decorrer do filme, que a falta de projeto de vida pessoal faz com que gaste todo o seu dinheiro de forma inadequada, em festas e viagens, não investindo em suas necessidades básicas. A falta de planejamento de vida leva as pessoas a estágios de carências percebidos, não por falta de dinheiro, mas por querer viver sempre o presente sem pensar no amanhã. O planejamento inclui a