RESENHA CRITICA Metamorfose do Estado Brasileiro no Final do Século XX
SALLUM JR., Brasilio. Metamorfose do Estado Brasileiro no Final do Século XX. Rev. bras. Ci. Soc. São Paulo. v.18, n. 52, pp. 35-54, 213.
O artigo de Sallum Junior é uma versão alterada do texto apresentado no Seminário Fifteen Years of Democracy in Brazil, que apresenta detalhes de informações concisas, enfocando um estudo de caráter notório, mas, idealizado pela reconstrução e exploração de aspectos relevantes da história política e econômica brasileira, asfixia externa e seus reflexos mutacionais na sociedade nacional.
O assunto foi abordado qualitativamente, no formato flexível e enfoque indutivo, com a sapiência do empirismo científico, utilizando meios teóricos da sociologia política e a tradição analista sociológica de políticas econômicas e sistemas políticos para explicar as fases do poder no âmbito estrutural, organizacional, transformador, focalizando a forma do Estado, suas alterações e concomitantemente, os atores envolvidos.
Dividida em quatro tópicos, o estudo enfatiza a Crise de Estado e transição política (p.36); a Nova República: democratização e desenvolvimento (p.38); a nova hegemonia liberal e suas conseqüências (p.42) e por fim, liberalismo, desenvolvimentismo e democracia (p.47). O artigo do ilustre cientista Sallum centraliza dois processos: “a democratização política e liberalização econômica” sob a égide da terminologia sociológica histórica temporal. .
O âmago do estudo do Autor, no primeiro momento foi primar os motivos da asfixia externa, no início da década de 1980, que desencadearam a crise do Estado desenvolvimentista, frisando ainda, a opção adotada pelo governo, os danos causados no suporte sociopolítico e a Campanha das Diretas, que redefiniu o espaço legítimo da política brasileira, mesmo com a derrota da proposta no Congresso Nacional para o regime militar.
No segundo momento, Sallum destaca a liberdade de participação popular, a expansão dos direitos