Resenha Critica livro O que é Cidade
Resenha crítica sobre o livro “O que é cidade” da autora Raquel Rolnik, apresentada à União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO), ao curso de Arquitetura e Urbanismo, disciplina de Planejamento Urbano I, ministrado pela Profª Camila Danubia.
Fonte: ROLNIK, Raquel. O que é Cidade. 3ª edição 1994, 6ª Reimpressão 2009, São Paulo: Brasiliense, 1995.(Coleção Primeiros passos; 203)
O livro “ O que é cidade” de Raquel Rolmik apresenta uma leitura objetiva que em poucas páginas consegue-se alcançar grande conteúdo. A autora procura a melhor definição para a cidade, e no decorrer do livro faz analogias com aspectos comuns e essenciais para o conceito de cidade, descreve a evolução de tal desde sua origem até seu desenvolvimento para a cidade contemporânea que vivemos atualmente.
A autora divide sua obra em três capítulos, o primeiro é a introdução, onde a cidade é descrita como um ímã que atrai, reúne e concentra os homens, a cada qual possui sua escrita, registros, historias, materialização e emoções, e descreve também que a cidade é fruto da imaginação e do trabalho dos homens, é uma obra coletiva que desafia a natureza.
No segundo capitulo é exposto que a urbanização é um movimento crescente que ocasiona o desaparecimento das zonas agrícolas, e que o espaço urbano é a predominância da cidade sobre o campo. Retorna a enfatizar a cidade como um ímã e nos descreve um pouco mais sobre a ‘cidade escrita’, onde ela é impulsionada pela necessidade de memorização, gestão de trabalho, acumulação de riquezas, desenvolvimento de técnicas, entre outros fatores. Em questão do poder e gestão nas cidades, relata as primeiras cidades conhecidas como “civitas” (ou cidadelas), onde nela o poder era centralizado na realeza hierarquizada, a cidade era fortificada e os que ali habitavam tinham o dever de prestar serviços e efetuar a manutenção da cidade em troca da segurança que ela oferecia. Em seguida, diz sobre as polis das cidades-Estado gregas,