RESENHA CRITICA GERENTE MINUTO
Disciplina: Gestão de Pessoas
RESENHA CRÍTICA
BLANCHARD, K. & JOHNSON, S. O Gerente Minuto. 28ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. 112 pp.
1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
O Dr. Kenneth Blanchard, Presidente do Conselho de Administração da Blanchard Training and Development, Inc. (BTD), é um escritor, educador e consultor/treinador internacionalmente conhecido. Recebeu seu Bacharelado em Governo de Filosofia pela famosa Universidade de Cornell, um mestrado em Sociologia e Aconselhamento na Universidade de Colgate, e um doutorado Na Universidade de Cornell em Administração e Gerência. O Dr. Spencer Johnson é Presidente do Conselho de Administração da Candle Communications Corporation e ativo escritor, editor e conferencista e consultor de comunicações. Já escreveu mais de uma dezena de livros sobre medicina e psicologia, com tiragens combinadas de três milhões de exemplares. O currículo do Dr. Johnson inclui o diploma de psicologia da Universidade de Southern Califórnia, o diploma de médico concedido pelo Royal College of Surgeons, da Irlanda, e internatos médicos na Escola de Medicina de Harvard e na Clínica Mayo.
2 RESUMO DA OBRA
O livro é dividido em 16 capítulos, nos quais somos apresentados à busca de um jovem aspirante a gerente por métodos que fujam da dualidade dos gerentes “democráticos” e “autocráticos”. O personagem busca encontrar uma fórmula administrativa de sucesso em que não seja necessário escolher entre as pessoas e os resultados, e desta maneira ele descobre que não muito longe de casa encontra-se um Gerente com tal perfil.
Ele parte para o encontro deste “método” de gerencia, e sua para surpresa o tal mentor da fórmula de sucesso o trata muito bem ao telefone e lhe concede uma reunião. Em sua conversa com o gerente o jovem se mostrou muito interessado em saber como ele gerenciava as pessoas fazendo-lhe inúmeras perguntas do tipo: se ele mantinha reuniões