RESENHA CRITICA GERENCIAMENTO DE RISCOS
Por Arlindo Antônio de Souza, Alexandre Ligo, Ricardo Wagner Moya
Caderno de Pesquisas em Administração FEA/SP 1997
RESENHA CRÍTICA LITERÁRIA
Autor: Mateus da Silva de Almeida
Neste artigo feito por mestrandos do programa de pós-graduação em administração da faculdade de economia, administração e contabilidade de universidade de São Paulo FEA/SP, visando analisar e identificar práticas usadas por três empresas distintas no gerenciamento de risco no âmbito da gerência por projetos, por meio de caráter exploratório.
O texto base foi desenvolvido em caráter de artigo científico, com estudo de caso detalhado, com capítulos dividindo em introdução ao assunto, desenvolvimento em campo com levantamentos de dados, análises, ensaios. E no final a conclusão sobre o estudo realizado.
A pesquisa ocorreu em duas estatais de grande porte, denominadas de "Alfa"e" Beta",em uma terceira do setor privado denominada "Gama" também de grande porte e atuando no setor de telefonia.Com um questionário visando coletar informações sobre o uso de técnicas e modelos usados no gerenciamento de riscos, pois as corporações visão a necessidade de seus clientes e mercado garantindo a eficiência na execução de seus projetos e consequentemente obter seus objetivos de modo satisfatório.
Dá para se notar a importância do gerenciamento de riscos em projetos, atualmente encontra-se esse processo de forma informal não ocorrendo a identificação correta das informações relevantes, destacando um tópico principal que é lições aprendas. O texto abordou outro fator de muita relevância hoje presente em corporações é a dependência hierárquica do setor de projetos tendendo a matricial pesada gerando mais liberdade de inovações e instigando a criatividade.
Como sugestão de trabalhos futuros desta linha de pensamento, desenvolver um modelo matemático visando a probabilidade positiva ou negativa de impacto risco para tomada de decisões pelo departamento