Resenha critica - gargalos
RESENHA: GARGALOS
Surto de expansão da economia pode esbarrar no custo do dinheiro e na ausência do governo: faltam estradas, portos, ferrovias...
Celso Vinícius Câmara
JUNHO, 2013
A expansão dos negócios no Brasil começa a esbarrar em deficiências físicas de nossa pátria, o que pode estrangular nossos negócios e desacelerar nosso crescimento. Como citou Otaviano Pivetta: “É uma questão de sobrevivência”. Com isso executivos brasileiros começam a se intrometer em negócios que não são do seu ramo, mas que indiretamente podem frear seus negócios, como cita o mesmo Otaviano: “Se a gente não fizer esse gasto, nos próximos anos não vamos conseguir exportar”.
O crescimento inesperado e desordenado oculta problemas importantes do nosso sistema, tais como, estradas precárias, portos ultrapassados e ferrovias sem condições de uso. E ainda há quem diga que falta dinheiro. O que menos falta é capital para isso, vivemos em um país que tem a maior taxa tributaria entre os países emergentes, superando até mesmo o gigante Estados Unidos em tributos.
Dinheiro tem, só não sabemos onde ele vai parar. Talvez no bolsa família, bolsa presidiário.
E cada vez mais o governo foge de suas responsabilidades, é mais fácil privatizar e entregar a responsabilidade de fazer acontecer para outro. Mas e os impostos que já pagamos? Uma certeza se tem, não serão devolvidos.
Em muitos casos pagamos impostos 2 vezes para o mesmo fim, como é o caso das privatizações de estradas federais que nos impõe o pedágio. Já pagamos esse imposto e mesmo assim somos obrigados a pagar novamente para ter estradas decentes para poder circular.
Mas a ilusão da fartura encoberta todos estes problemas, o nível de desemprego é o menor dos últimos 10 anos, a inflação está controlada e os salários estão cada vez maiores.
A Copa do Mundo está chegando e todos nossos estádios estão dentro do cronograma FIFA. O acesso será