resenha critica filme politicas de saúde no Brasil
Cronologia do Surgimento do SUS no Brasil
Identifique a obra: Políticas de Saúde no Brasil: Século de luta pelo direito à saúde; roteiro e direção de Roberto Tapajós, produção por Tapiri Cinematográfica.
Apresente a Obra: O documentário ‘’ Políticas de Saúde no Brasil’’, relata a evolução da Saúde Pública no Brasil juntamente com a história político-econômica do país.
Descreva a estrutura: Consiste em um documentário com duração de aproximadamente 63 minutos, cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930, 1930 a 1945, 1945 a 1964, 1964 a 1988, 1988 a 2006, enfocando fatos de alta importância na história do país.
Descreva o conteúdo:
O filme é delimitado por anos, onde através de uma cronologia lógica relata os acontecimentos importantes na evolução da saúde, economia e política. Cobrindo os seguintes períodos:
1900 a 1930:
1900: Século XX começa com graves epidemias de febre amarela, varíola, peste, cólera e malária no Rio de Janeiro. A epidemia dessas doenças afetou diretamente a economia brasileira, pois os navios estrangeiros que traziam mercadorias do exterior se recusaram a aportar no litoral brasileiro devido aos surtos epidêmicos. Estas epidemias também preocupavam a população e os trabalhadores que se encontravam em precárias condições de tratamento. Conseguinte Oswaldo Cruz é nomeado diretor do instituto de saúde e cria a medida de Vacinação Obrigatória e quarentena para pessoas infectadas com doenças contagiosas com o intuito de erradicar as epidemias.
1904: Devido ao autoritarismo, e a falta de conhecimento da população em relação aos efeitos da vacina, as medidas tomadas resultaram em resistências e revolta da população as atividades de desinfestação das epidemias, episódio histórico conhecido como ‘’ Revolta da Vacina’’. Neste episódio o povo vence a luta porém a febre amarela aparece em outras cidades como São Paulo. Preocupado com a situação um médico passa a