resenha critica fabrica de loucuras
DE MATÉRIA JORNALÍSTICA
1. NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO:DISCIPLINA:
Seminários de Estudos em administração -1ºPeríodo.
2. REFERÊNCIA:
THAMER ROGÉRIO. Revista ESPM, Volume 18, Ano 17, Edição 3 Maio/Junho 2011.Pág.24-29.
3. TÍTULO:
O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO.
4. DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:
4.1 A maioria dos jovens busca entrar na universidade, mas não estão preparados adequadamente, pois a realidade do mercado de trabalho é na maioria das vezes muito exigente e dura, é nessa hora que surgem as dúvidas, a falta de confiança, justamente pela insegurança, pois saem das escolas sem preparo e falta de orientação. Os jovens acabam sem saber que caminho trilhar, e nem sempre acertam nas escolhas.
4.2 Na maioria das vezes os cursos escolhidos são os mais tradicionais, pois diminuem o risco de erro. A preocupação é voltada somente no retorno financeiro imediato e na segurança de uma posição sem riscos, e acabam a escolher uma profissão não pela afinidade, mas pelo o que é mais conveniente. Certamente irá se comprovar uma decisão equivocada futuramente.
4.3 Estamos convivendo com uma nova ”Geração de Jovens” no mercado de trabalho, classificados como geração “Y”. Formados por nascidos após 1980, eles buscam posições em empresas com valores corporativos, e impactos no mercado possibilitando ganhos financeiros e ascensão em curto prazo. Para eles a hierarquia entre um trainee e um presidente seja apenas em termos de formalidade, e qualquer burocracia que possa diminuir o desenvolvimento de qualquer processo ou decisão, deve ser eliminada. Essas características devem ser bem avaliadas, caso contrário podem ter consequências desastrosas. No caso devemos encontrar um equilíbrio entre essas gerações dos trainees destemidos e dos gestores que tem convivência e experiência.
4.4 As empresas estão cada vez mais abertas para esses tipos de jovens talentosos com visão empreendedora. Mas essa nova geração tem que ser tratada