Resenha critica do texto O assistente Social como Trabalhador Assalariado: desafios frente às violações de seus direitos
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTORICOS TEORICOS METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Paula Maria kerr
5° Periodo
Caratinga
2014
FACULDADES INTEGRADAS CARATINGA – FIC
SERVIÇO SOCIAL
Trabalho elaborado sob a coordenação do Prof. Livia de Fundamentos HistoricosTeoricos Metodologicos do Serviço Social.
Caratinga
2014
A VISITA DOMICILIAR COMO SNTRUMENTO DE APREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL.
INTRODUÇÃO
Abordar um tema de significativa relevância para os profissionais de Serviço Social, quando se deparam em seu processo de trabalho, com a necessidade de definição da metodologia para a efetivação de sua práxis.
Elementos importantes, é a definição dos instrumentos que o profissional irá utilizar na implementação de seu trabalho interventivo. Também, será tratado de modo sintético sobre o necessário conhecimento da realidade social para que o profissional tenha condições de efetivação de sua práxis. Após será descrito como as dimensões da instrumentalidade do serviço social pode ser utilizado pelos profissionais no espaço sócio-ocupacional do Ministério Publico.
Sera abordado a visita domiciliar como instrumento a ser enquanto uma opção metodológica, que apresenta uma abordagem especifica para a apreensão da realidade social.
N conclusão serão tecidas algumas considerações acerca dos elementos levantados no corpo deste artigo e de como é possível a utilização da visita domiciliar como efetivo instrumento técnico, que possibilitará a intervenção dos assistentes sociais na defesa dos direitos humanos.
O conhecimento da realidade social na efetivação da práxis do assistente social.
É comum aos assistentes sociais, questionarem sobre a necessidade de compreender, o complexo aparato, que permite dar conta da dimensão de sua práxis profissional. Compreendidos como eixos que constituem a ação profissional, que embora tenham um conjunto de