Resenha Critica Do Livro A Arte Da Guerra
Gustavo Aléx Hilleshein¹
Sun Tzu é o autor do livro “A Arte da Guerra”, que é um livro chinês muito conhecido até hoje que trata sobre estratégias militares, Sun Tzu é considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos. Nasceu em Qi no ano de 544 a.C., e morreu em Wu, no ano de 496 a.C. Era general e acabou escrevendo essa obra fantástica, onde trata sobre as várias estratégias para se vencer uma guerra, ao decorrer do livro ele ressalta a importância do planejamento e da organização para se obter sucesso em uma batalha, o Rei de Wu leu aos seus treze capítulos e o submeteu a um teste, após esse teste Sun Tzu tornou-se general do Rei de Wu. O livro “A Arte da Guerra” é considerado a obra-prima da estratégia e é muito citado até hoje, foi publicado por volta do ano de 513 a.C., com 111pg e divido em treze capítulos.
No primeiro capítulo, Preparação dos Planos, Sun Tzu diz que a arte da guerra nunca poderá ser negligenciada, pois ela pode ser o caminho para a sobrevivência, mas também pode ser o caminho para a aniquilação. Há cinco fatores que estão ligados a arte da guerra: Lei Moral; o Céu; a Terra; o Chefe; o Método e a disciplina, todos eles são de extrema importância, mas a Lei Moral se sobre sai perante os outros, pois é ela que faz com que os soldados sigam seus líderes sem ter nada a temer por terem grande admiração por seus generais, uma guerra só pode ser vencida com muitos cálculos, o planejamento é uma das principais armas para se obter o sucesso.
Guerra efetiva, segundo capítulo, aborda a administração em uma guerra, em que os generais devem levar em consideração as muitas variáveis de uma batalha e estarem sempre prontos para administrarem os imprevistos que com certeza irão aparecer durante uma guerra. Na história nenhum país se beneficiou com uma guerra longa, por isso há a necessidade dos generais tomarem decisões rápidas e inteligentes que mudarão completamente