Resenha Critica do Livro Pedagogia da Autonomia
PEDAGÓGIA DA AUTONOMIA
SABERES NECESSÁRIOS A PRATICA EDUCATIVA.
PAULO FREIRE
FACIG – FACULDADE CIDADE DE GUANHÃES
CAETITÉ – 2013
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
FREIRE.PAULO. Pedagogia da autonomia? Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
A pedagogia da autonomia de Paulo Freire é uma obra de grande importância na educação não só brasileira, como também mundial. Tem grande relevância porque da forma que foi criada e no campo que se insere torna-se atual, pois, trata da estreita relação educador-educando, professor-aluno. Esta obra serve como ideologia de ensino para educadores de todo o mundo, colocando em evidência a importância da autonomia dos educandos assim como o conhecimento que os mesmos trazem de casa já que para Paulo Freire deve-se considerar que o educando é um ser histórico e social.
No tema “Educação”, o autor Paulo Freire não necessita de apresentação, fala por si só em suas diversas obras, e vai muito além das mesmas, até em sua posteridade. Nesta obra, Freire esclarece o público alvo, sendo estes docentes formados ou em formação, insistindo que formar um aluno é muito mais que treinar e depositar conhecimentos simplesmente são mais do que ensinar técnicas de desenvolvimento. E que, para formação, necessitamos de ética e harmonia. Complementa que as mesmas precisam estar vivas e presentes na prática educativa, sendo esta a responsabilidade do professor. A prática educativa deve vir sem interesses, daí a importância do respeito às diferentes posturas profissionais dos professores e a necessidade constante de busca de conhecimentos e atualização. Freire fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças