Resenha critica do filme o clube do imperador
PROGRAMA DARCY RIBEIRO
POLO: ICATU
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DISPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: MARLETE
JOSÉ RIBAMAR SOUSA LIMA JÚNIOR
RESENHA CRÍTICA DO FILME “O CLUBE DO IMPERADOR”
ICATU – MA
2011
O CLUBE DO IMPERADOR. CANIN, Ethan. TOLKIN, Neil (Michael Hoffman). Drama: EUA, 2002.
A EDUCAÇÃO QUE MOLDA O CARÁTER
JOSÉ RIBAMAR SOUSA LIMA JÚNIOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA juniorlimasousa@ig.com.br O filme aborda assuntos muito importantes na relação professor-aluno, e nos coloca a refletir bastante e pensar melhor no processo ensino-aprendizagem que é adotado pelos professores e também por seus alunos.
No filme podemos ver claramente como o professor Hundert tenta passar a seus alunos grandes princípios éticos e morais dos grandes nomes da história Greco-romana, onde podemos perceber claramente como o professor através da educação tenta moldar o caráter de seus alunos para torná-los homens de princípios e de grande valor perante a sociedade. Podemos ver que em muitas cenas como o Senhor Hundert usa métodos inspirados nos grandes filósofos e pensadores que influenciaram na educação de sua época e influenciam inclusive nos dias de hoje.
Observei ainda que, além de educar o professor Hundert observa seus alunos com olhos de Psicólogo e observa a necessidade de cada um deles, conhecendo seus medos, seus anseios, e, assim tenta da melhor forma possível desempenhar sua tarefa de educador, e transformar aqueles alunos em homens de bem. Ao vermos essa forma de agir do professor, observa-se a íntima relação de algumas cenas do filme com a psicanálise de Freud, onde seus estudos contribuíram de forma significativa para a educação, no qual seus estudos afirmam que cada professor tem que saber analisar de forma coerente seu aluno, e procurar compreendê-lo da melhor forma possível, para que o processo de educação e