RESENHA CRITICA DO FILME CHOCOLATE
RESENHA CRITICA DO FILME – CHOCOLATE (2000) Filme dirigido por Lasse Hallstrom cineasta nascido em Estocolmo na Suécia em 1946. Seus primeiros trabalhos foram na direção de videoclipes da banda ABBA e mais tarde nos Estados Unidos dirigiu seu primeiro filme “Meu querido Intruso”. Recebeu 3 indicações de melhor diretor n prêmio do Oscar. Possui dois filhos e reside atualmente em Los Angeles. Seus principais trabalhos são: “Amor Impossível -2011; “Sempre ao seu Lado – 2009” e “Querido John- 2010”“.
Para está resenha foi assistido o filme: “Chocolate – 2000” que relata a historia de uma pequena aldeia na França, regida pela moralidade e o seguimento das tradições culturais e religiosas de seus antepassados, as pessoas que se esqueciam de suas devidas condutas havia sempre por perto o “Conde de Reymaud” que também era o prefeito da cidade para manter todos dentro da tradição assim como seu pai e avo fizeram durante muito tempo naquela velha aldeia. A chegada de Vianne e sua filha à pequena aldeia desperta mudanças comportamentais nos residentes. Suas atitudes eram vistas como desrespeitosas aos costumes como, por exemplo, a abertura de sua chocolataria em meio à quaresma dos moradores.
O critico Pablo Villaça destaca a indefinição entre o fantástico e o corriqueiro, onde não se sabe ao certo se Vianne possui produtos com propriedades magicas que despertam os desejos e o bem estar das pessoas ou se são efeitos químicos de bebida alcoólica nos chocolates que proporcionam tais sensações; é descrito como confuso também se a força guiadora de Vianne é o espirito de sua mãe morta ou o chamado do vento norte, dificultando o entendimento dos espectadores. Destaca também as oscilações de atitudes apresentadas por Vianne que hora se mostra determinada a lutar por suas ideias e hora revela fraqueza por não ser aceita