Resenha critica do artigo – ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem
A autora deste texto está relacionando a diferença entre em ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem, o processo de ensinar é apresentar aquilo que se sabe, explicar algo, transmitir conhecimentos e para isso é necessário ter domínio do assunto e habilidade. A autora relata uns dos modelos de ensinar mais tradicional utilizado ainda hoje pelos professores o modelo tradicional jesuítico, que nele o professor transmite o conteúdo para o aluno, acontece o levantamento de dúvidas dos alunos e a realização de exercícios para fixação, cabendo ao aluno a memorização para a prova. Ensinar existe duas dimensões a intenção de ensinar e o resultado, para isso a uma ligação entre professor e aluno.
Aprender e apreender aparentemente são palavras parecidas, porém com significados distintos, aprender é um verbo que se refere a receber as informações, tomar conhecimento, reter na memória, valoriza a memorização. A ação de apreender significa entender a informação, observar, fixar, prender, agarrar, compreender o conteúdo e agir. É importante estabelecer metas ao querer ensinar algo, a autora diz que “O agarrar por parte do aluno exige ação constante e consciente, exige se informar, se exercitar e se instruir”.
O texto destaca o processo de ensinagem que seria um misto de ensinar e o apreender, diante a aprendizagem sendo a parceria entre professores e alunos, neste processo que podemos chama-lo de modelo dialético o ensino seria um processo construído, que nele existe momentos de mobilização, construção e elaboração da síntese do pensamento.
Ao ler este texto pude observar que existem dois processos de ensinagem o modelo tradicional jesuítico uns dos mais utilizados pelos professores e o modelo de ensino dialético, ambos buscam transmitir conhecimento e informação, mas há diferenças, um modelo trata o aluno passivo que assisti à aula,