Resenha critica direito informática
FACULDADE DE DIREITO
Prof.: Thiago Tavares Nunes de Oliveira – thiagotavares@uol.com.br
Roteiro Básico para Elaboração de Resenha Crítica1
Resenhar uma obra cultural – livro, artigo, filme, peça de teatro etc. – é informar sobre elementos relevantes de conteúdo, forma e contexto, para que o leitor possa avaliar a importância ou interesse de procurar o objeto original.
A resenha é uma notícia sobre seu objeto que vai além do conteúdo do mesmo, diferentemente do resumo. Ela é obra de legítima criação do resenhador. Vai além do resumo para incluir informações sobre forma ou contexto.
As diretrizes metodológicas que seguem, baseadas em Severino (2000, p.
51-57), têm o propósito de organizar, sistematizar a abordagem de textos teóricos, com vistas a obter o melhor proveito de seu estudo, tanto como preparo para a elaboração de resenhas, como de outros trabalhos acadêmicos.
Parte I
Ø Referência bibliográfica (nome do autor, título da obra, local da edição, editora, ano da publicação)
Ø Informações sobre o autor (nacionalidade, formação universitária, livros publicados etc.)
Ø Análise textual: Etapa em que o estudante faz uma leitura atenta, porém corrida, do texto para identificar seu plano geral; buscar dados sobre o autor, sobre o vocabulário (conceitos, termos fundamentais à compreensão do texto), os autores citados, marcar e esquematizar as idéias relevantes.
Ø Análise temática: procura interrogar e identificar do que fala o texto, ou seja, qual o tema? Como o autor problematiza o tema? Que posição assume? Como expõe passoa passo seu pensamento, ou seja, como se processa seu raciocínio e argumentação? Qual é a idéia central e as idéias secundárias?
Responde-se às perguntas:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
1
Quem é o autor do texto?
De que trata o texto?
Qual o problema focalizado?
Qual a tese defendida / apresentada?
Quais os argumentos utilizados para defender a sua tese?
Qual a