resenha critica de contabilidade
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Métodos e Técnicas do Trabalho Científico
Professora: Aldenora Cristina
Alunos: Claudia Teles, Lígia Cerqueira e Magnólia Cruz.
Data: 10 de Abril de 2013
RESUMO: “METODOLOGIA EM CONTABILIDADE”
Resumo apresentado ao curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Castro Alves, para cumprimento da atividade de Fichamento de Métodos e Técnicas do Trabalho Científico.
Orientadora: Aldenora Cristina
Salvador, BA
METODOLOGIA EM CONTABILIDADE
O autor afirma que o pensamento desorganizado, vago, não tem facilidade para produzir razão verdadeira à exigência dos métodos é uma questão fundamental no estado de qualquer disciplina.
Destacando que o ser humano, especialmente o que recusa submete-se a beneficia-se com essa liberdade, mas precisa eleger critérios sólidos.
O também nos mostra que na ciência contábil o importante é procurar a verdade e realizar métodos que convenha a cada caso sendo que os de natureza indutiva e o fenomenológico são de melhor aplicação e inquestionável.
O autor confirma que a indução e a característica generalizada para se ter uma conclusão determinada a respeito de como conduzir o raciocínio com base em alguma coisa observada.
O autor ainda relata que a capacidade de pagar depende do momento exigido para que seja liquidado este pagamento comprovadamente verdadeiro e o simples repetição de um fato não autoriza o tomar-se a mesma como verdade é preciso cautela nesse sistema de pensar.
O autor diz que seja qual for os fenômenos e proveitosa a manutenção de métodos que condizem com a natureza das funções patrimoniais. E para contabilidade é preciso confrontar as necessidades patrimoniais que justifique a existência dessas riquezas.
O autor confirma que os fenômenos patrimoniais são constantes com outros, independentes de lugar ou ocasião, sempre a logica será da mesma forma e as condições de habilitar serão entendidas por