Resenha critica de artigo cientifico
CURSO DE BIOMEDICINA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA METABÓLICA
PROFESSORA: LUCIANA ARAÚJO
ALUNAS: KELLY CHRISTINE DE J. CIESLAK, VANESSA A. FRANCO, LETÍCIA CARVALHO DA LUZ
BRASÍLIA/ DF, 06 DE SETEMBRO DE 2013
RESENHA
FONSECA, Adriano, Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e do pescoço. DAVIDSOHN, Silvia, Especialista em Endocrinologia e Metabologia. CORRELAÇÃO ENTRE TONTURA E DISFUNÇÕES DO METABOLISMO DA GLICOSE. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 2006; 72(3): 376-9. Salvador, BA.
Segundo os autores, Adriano Fonseca e Silvia Davidsohn, as alterações do metabolismo são caracterizadas principalmente por estados de hipoglicemia e hiperglicemia. E a principal propostas do trabalho é identificar a associação entre as alterações do metabolismo da glicose à tontura, por glicemia de jejum e teste de tolerância. Avaliada por sua queixa e exames clínicos.
Nesse texto, os autores nos mostra que o estudo foi efetivado com um grupo de 33 pacientes divididos em 3 subgrupos: pacientes com queixa de tontura, pacientes diabéticos e pacientes assintomáticos, ou seja, com ausência de sintomas. Com os resultados dos estudos, a tontura é bom indicador de alteração do metabolismo da glicose e o metabolismo da glicose por sua vez é um bom indicador de alteração do exame vestibular. Contudo, os autores englobam a glicose como um todo, não só nos mostra que ela é nossa principal fonte de energia para a homeostase, mas principalmente nos prejuízos que essas alterações do metabolismo da glicose podem manifestar em diferentes órgãos. A glicose é tão importante por que ela carrega consigo um potencial osmótico que é capaz de alterar o funcionamento de todo nosso organismo.
Ao lermos o texto em questão a primeira coisa que aprendemos é que a tontura é um forte indicativo de alterações do metabolismo da glicose. E que o metabolismo da glicose é importante, pois fornece a