Resenha Critica Avaliaçao Antropometrica
A antropometria é amplamente utilizada na avaliação do estado nutricional infantil por ser um
Método pouco invasivo, possuir procedimentos de fácil entendimento e baixo custo. Com o avanço nas condições de saúde infantil em todo o mundo houve uma queda na incidência de doenças infecciosas, e um aumento na prevalência da obesidade 6,7. Segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN) de 1989, o sobrepeso infantil no Brasil chega a cerca de um milhão de crianças.
O presente artigo de revisão tem como finalidade investigar a importância da antropometria no diagnóstico do estado nutricional de crianças em idade escolar.
MÉTODOS
O presente estudo consiste em uma revisão da literatura com artigos científicos utilizando-se os descritores: avaliação nutricional, curvas de crescimento, antropometria, avaliação antropométrico estado nutricional, escolares, perfil nutricional infantil, Os artigos foram analisados e selecionados observando-se: ano de publicação, fonte, objeto de estudo, população estudada, metodologia utilizada, instrumento de avaliação ou de coleta de dados e, análise dos mesmos.
RESULTADOS
Em 2006 e 2007, com o intuito de fornecer uma boa referencia na avaliação de crescimento de crianças e adolescentes, a OMS (2006) elaborou um conjunto de tabelas e gráficos de crescimento de acordo com idade, sexo, peso, comprimento, estatura, e índice de massa corpórea (IMC) que foram denominadas curvas de crescimento. Como monitorar o crescimento infantil é algo contínuo até o final da adolescência gerou-se a necessidade de se definir um padrão mais adequado que atingisse as crianças acima de 5 anos A avaliação do índice P/I expressa uma relação entre a massa corpórea e a idade da criança. É adequada para acompanhamento de ganho de peso e não diferencia situação atual ou agudo de pregresso ou crônico. O índice P/E por expressar a harmonia entre massa corpórea e estatura, dispensa a idade cronológica da criança e pode identificar tanto o