Resenha Critica Artigos
SOBRE
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CONTEXTUALIZADA,
FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O
DESENVOLVIMENTO SOCIAL BRASILEIRO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
Transformando a relação do ser humano com o mundo.
Aluno: Igor Luiz Lima de Assis
Curso: Engenharia Civil
O movimento CTS (ciência, tecnologia, sociedade) surgiu na necessidade do envolvimento dos cidadãos para evitar as manipulações da ciência e da tecnologia por grupos sociais e promover a participação cidadã nas decisões sobre implicações dos avanços científicos e sociais sobre a sociedade.
Muitos são os problemas de ordem social, que a sociedade contemporânea enfrentou desde o final do século passado, principalmente acerca das descobertas cientificas e atualmente enfrenta uma série de desafios relacionados à educação e ao ensino, oriundos das transformações científicas e tecnológicas.
Os conhecimentos produzidos pela ciência e tecnologia, trazem a necessidade de um aperfeiçoamento constante dos cidadãos e coube à educação andar sempre junta a essas novas questões que o avanço tecnológico e científico trouxe à sociedade, apontando e demonstrando a importância gerada com as mudanças de paradigmas na historia da ciência.
À medida que este movimento cresceu, a educação ganhou um papel de fundamental importância para a formação do cidadão bem como o seu desenvolvimento para uma cultura crítica reflexiva. Diante deste cenário, o principal papel da educação transformou-se na busca por caminhos que possam levar as pessoas a serem capazes de acompanhar essa evolução, com uma cultura critica e questionadora diante das implicações sociais que todo este conhecimento científico tecnológico gerou e tem gerado.
Observou-se a importância do enfoque CTS (ciência, tecnologia, sociedade) inserido nos currículos como um impulsionador na estimulação do aluno na reflexão sobre as inúmeras possibilidades de leitura acerca da tríade: ciência, tecnologia e sociedade, com a expectativa de que ele possa vir a assumir postura