Resenha crise adaptativa FINAL
____________________________________________________________
A crise adaptativa acontece no momento em que o sujeito se percebe diante de um problema da qual não sabe exatamente como lidar. Se esse sujeito encontra uma solução adequada para esse problema, a crise pode ser resolvida, porém quando não consegue, a crise pode se intensificar, tornando-se algo mais grave para ele, levando ao sofrimento psíquico. Podemos enxergar claramente essa crise ocorrer de duas formas diferentes no filme, o personagem principal tenta escondê-la de si mesmo e foge do problema, configurando posteriormente uma situação de sofrimento intensa. A outra personagem, como podemos ver, perdeu o próprio filho e tenta elaborar seu luto porque acredita que essa perda foi culpa dela.
Segundo o autor, a crise abala o equilíbrio adaptativo, em função de redução ou aumento significativo do espaço no universo pessoal do paciente e classifica a crise por sua etiologia: por perda ou ameaça de perda, e por ganho ou expectativa de ganho. A crise por perda geralmente ocorre em casos de acidentes, ou até mesmo catástrofes graves, como o acidente de avião no filme, são momentos em que o sujeito se encontra desamparado e corre risco de vida. Mas a crise por aquisição pode ser tão problemática quando a de perda, pois ela também faz o sujeito entrar em conflito com algo que na verdade poderia ser bom para si.
O autor acrescenta que diante de intensas pressões emocionais desencadeadas pelas situações críticas, há riscos de prejuízo para o universo pessoal do paciente, quando este não encontra solução para situações imprevistas que surgem no decorrer da vida. Com efeito, existe o risco de adoção de soluções pouco adequadas, com o intuito de se ver livre destas pressões emocionais.
Nas situações de crise, tanto aquelas que envolvem perda como aquelas que envolvem ganho, há emergência de sentimentos específicos que trazem riscos também específicos. Nas crises que envolvem