RESENHA CR TICA PROFESSOR PROFISS O PERIGO
A violência prolifera dentro de uma falta de cultura, de vínculo familiar e de comprometimento com as pessoas. Daí ser importante para as escolas, além do trabalho de ensinar, atacar com vigor as raízes da violência, enfrentando a realidade.
Numa linguagem que lhe é peculiar, o autor transita pelo tema da violência em sala de aula, abordando tanto o lado do aluno e do professor quanto o da escola. São os novos medos, os novos “lobos maus” que cresceram e viraram monstros. Num certo sentido, “escola não é delegacia, e professor não é investigador”, mas, também, tanto a escola quanto o professor não podem esconder o assunto, pois ele está muito perto de nosso dia a dia, inclusive dentro da escola, e com grandes reflexos sobre todos os seus membros.
O Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE.
Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com nove DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.
Seu livro "Se você finge que ensino, eu finjo que aprendo", já está na sua 26ª edição, com 70 mil exemplares vendidos.
Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação.
Pertenceu como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Membro da Academia de Letras de Nova Friburgo.
Foi também Secretário de educação do município de Nova Friburgo - RJ, e escreve para sites educacionais, revistas e jornais especializados, como a revista Profissão