RESENHA CR TICA MBA SA DE SUPLEMENTAR
Disciplina: Ambiente Regulatório em Saúde Suplementar
Aluno: André Marcelo Escaleira
RESENHA CRÍTICA
Título
A teoria da agência no setor da saúde
O tema abordado faz uma análise do relacionamento entre os atores do sistema supletivo do mercado de assistência supletiva à saúde no Brasil, podese dizer que é caracterizado por uma complexa mistura de conflitos de interesse e poder empregando elementos da ciência econômica e principalmente das teorias do consumidor e do funcionamento do mercado em conjunto com idéias decorrentes dos estudos organizacionais e comportamentais através de diversos artifícios de regulação, tenta-se de reduzir os custos de agência derivados dos conflitos de interesse.
Após a segunda guerra mundial consolidou-se a tendência da instituição de sistemas integrados e públicos ficou conhecido como Estado social Keynesiano e com o passar dos anos foi substituído por um modelo neoliberal, nesse sistema teriam mudanças na participação pública e privada.
Com o crescimento do setor privado na assistência à saúde, com destaque no setor supletivo, o Estado passou a ganhar uma grande importância na regulamentação deste setor privado, nesse contexto de regulamentação foi que nasceu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que tem como função a fiscalização e a regulamentação dos contratos entre usuários e operadoras de saúde. e todos esse operadores são influenciados por medidas tomadas pela ANS. Com essas medidas de regulamentação surgiram os conflitos de interesse entre os atores do setor a ANS procura defender os usuários dos planos de saúde, que, por sua vez tem poder de permuta sobre fornecedores, que acabam sendo pressionados por outros fatores conjunturais, e podem contestar muitas das decisões das empresas de planos de saúde.
1
REFERENCIAIS TEÓRICOS EXPLORADOS PELO DO AUTOR
Este artigo tem uma explicação sobre “A teoria da agência do setor de saúde”, dividindo-se em quatro partes: I – A regulamentação do