Resenha Cr Tica ETHOS
Nizandre Karine Cordeiro de Oliveira Onaka 2
MAINGUENEAU, Dominique. O Ethos. In:_____. Análise de texto de comunicação. 3.ed. Tradução de Cecília P. de Souza e Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2004. p. 95-103.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos literário, ethos publicitário e apresentação de si. In: MACHADO, I. & MELLO, R. (orgs.). Análises do Discurso Hoje vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p. 193-207.
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS
Para a realização desta resenha dois textos de Dominique Maingueneau: “O Ethos” da obra “Análise de texto de comunicação “e “Ethos literário, ethos publicitário e apresentação de si” sendo este último do livro: Análises do Discurso Hoje vol. 3. Ambos explicam de modo descomplicado como se realiza a construção do ethos.
O autor aborda com destreza a noção de ethos, destacando que essa fora gestada inicialmente como uma das provas da persuasão desempenhada pelos oradores no processo de interação com o auditório para o qual dirigiam seu discurso, isso na Antiguidade Clássica, atribuindo a Aristóteles como o principal filósofo a tratar da noção de ethos. Maingueneau(2004-2010) enfatiza que o ethos ligava-se à instância discursiva, sendo concebido como a imagem criada pelo enunciador no momento em que o mesmo tomava a palavra e enunciava, e esclarece que os sujeitos discursivos e não sujeitos empíricos. Pois o ethos é uma categoria discursiva gestada no e pelo discurso. Isso faz com que se perceba que tal categoria não se restringe a uma imagem do enunciador, desvinculada de sua fala, de sua atividade discursiva. O ethos é construído na enunciação e não explicitado no enunciado. É importante destacar, portanto, que a análise do ethos pressupõe a criação de uma imagem discursiva, gestada na enunciação e nunca separada dela.
Com base nestes dois textos de Maingueneau (2004-2010), é possível notar uma série de problemas para o entendimento do ethos, que advém do fato de que, na elaboração do ethos,