RESENHA CR TICA ED E MOV III Copia
Departamento de Pedagogia - Curso de Educação Física
Componente Curricular: Educação e Movimento III
Docente: Robson Machado Borges
Acadêmica:
EDUCAÇÃO E MOVIMENTO III
Santa Rosa
Março – 2015
RESUMO
O presente texto busca resgatar as idéias centrais de um texto dos autores Fensterseifer e González (2007) intitulado “Educação Física escolar: a difícil e incontornável relação teoria e prática”, no intuito de realizar uma reflexão com os argumentos postos pelos mesmos.
Nessa tarefa busca-se elencar tanto os elementos teórico-metodológicos quanto conhecimentos, vivências, aprendizagens e experiências docentes para adiante refletir acerca da finalidade da Educação Física na escola.
Palavras-chave: teoria, prática, educação física, escola.
A proposta central da escrita elaborada pelos autores citados no resumo acima, refere-se basicamente ao enfrentamento de uma questão que julgam ser crucial, o difícil e incontornável problema da relação teoria-prática.
Primeiramente, os autores expõe algumas dificuldades a cerca deste exercício, em seguida e ao longo do texto exercem uma crítica a concepções as quais eles optam por não nomear.
Posteriormente, os autores passam a questionar então qual seria o papel da escola e mais especificadamente da EDF? Por meio destas questões, eis que eles buscam enfrentar os desafios postos pelas questões anteriores, geradoras das reflexões apresentadas por eles mesmos. Nesta parte do texto, ocorre uma retomada do desenvolvimento histórico tanto da escola como da EDF, também são feitos apontamentos sobre a importância de todo o processo crítico realizada no interior da EDF, onde o resultado se dá pela ruptura definitiva dos modelos educacionais anteriores (como exemplo, o tecnicismo), apesar de não ser apresentada uma nova vertente instaurada.
González e Fensterseifer (2009) afirmam que essa ruptura com a tradição, do que podemos