Resenha cpc 30
RESUMO
A intenção deste trabalho é fazer um levantamento sobre os principais aspectos referentes à receita e sua relação com o valor justo (fair value), para isso, foi feita uma retomada de sua definição pelo CPC 30, de fatores que influenciam a receita, tais como o seu reconhecimento com seus principais itens (vendas, serviços, dividendos, royalties e juros) e a sua mensuração pelo valor justo, também com uma apresentação de fatores importantes como: "o que é o valor justo?", como é definido, e eventuais incompatibilidades com alguns dos Princípios Fundamentais da Contabilidade, além de fazer uma análise da importância econômica da mensuração pelo valor de mercado no mundo de hoje. Por fim, apresenta-se uma parte referente ao lucro econômico ou operacional, na qual encontra-se sua definição padrão, condições para seu cálculo e eventuais problemas na sua aferição, mostrando o caso das despesas e receitas operacionais financeiras e a necessidade de separação do resultado operacional do financeiro.
A RECEITA NO CPC 30
"A receita é definida no Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumentos do patrimônio líquido da entidade e que não sejam provenientes de aporte de recursos dos proprietários da entidade. As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties."
O RECONHECIMENTO DAS RECEITAS A questão primordial na contabilização da receita é determinar quando reconhecê-la. A receita só deve ser reconhecida quando for provável que os benefícios econômicos associados à transação