Resenha Correta
Impactos do Reconhecimento da Depreciação no Setor Público para o Patrimônio dos Estados Brasileiros
PETROLINA
Fevereiro de 2015
DIEGO FERREIRA ARAUJO
ISADORA ARRAES SILVA
MAURINETE COELHO DE AQUINO
Impactos do Reconhecimento da Depreciação no Setor Público para o Patrimônio dos Estados Brasileiros
Trabalho apresentado à disciplina de Tópicos Contemporâneos de Contabilidade, sob a avaliação do Professor Sócrates Vieira, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina- FACAPE e semestre 2015.1.
PETROLINA
Fevereiro de 2015
Depreciação na Entidade Pública: O impacto no Resultado e Patrimônio
O artigo “Impactos do Reconhecimento da Depreciação no Setor Público para o Patrimônio dos Estados Brasileiros” é uma produção conjunta de Jonas Borghetti, Julio César Borghetti, Felipe André Stein, Miriam Frosi, Elisângela Batista Maciel Rodrigues. Ele foi publicado em 2012 na ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração), Salvador-Ba.
Os autores traçam uma análise dos impactos do reconhecimento da depreciação no patrimônio dos Estados da Federação, mudança essa, que gera desconforto para os profissionais habituados às antigas práticas. Traz como objetivo identificar a amplitude e a relevância do seu reconhecimento contábil
Inicialmente Os autores trazem uma revisão de literatura tratando dos conceitos científicos relacionados à depreciação, à contabilidade pública, assim como às normas específicas aplicáveis. Em seguida, estabelecem-se parâmetros para a seleção da amostra analisada, constituída pelos dados de vinte e um entes da federação coletados nas demonstrações contábeis dos últimos três exercícios disponíveis na base da Secretaria do Tesouro Nacional, o SISTN. Excluindo-se os estados de Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima em virtude de omissão em parte dos dados fornecidos ao SISTN.
O autores