Resenha - Conhecimento Científico
Eva Maria Lakatos
Fundamentos de Metodologia Científica
Conhecimento Científico
Editora Atlas, 5ª edição
O livro Fundamentos de Metodologia Científica, publicado em 2003 aborda o tema Conhecimento Científico de forma detalhada, mostrando e exemplificando de maneira clara as diferenças entre conhecimento cientifico, popular, filosófico e religioso.
O conhecimento científico é o real, porque lida com fatos e tem sua veracidade comprovada através da experimentação e é tido como aproximadamente exato pois as teorias podem ser refutadas futuramente, já o conhecimento popular é empírico, é passado de geração em geração e são resultados de uma observação experimental. Um objeto pode ser observado pelo homem comum e pelo cientista, o que diferencia o resultado de suas observações é a maneira como se observa o objeto.
“A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade”, diante dessa frase percebe-se que o objetivo do autor é mostrar que todos são capazes de adquirir conhecimento a partir de suas próprias observações do mundo. Mas tanto os resultados das observações do cientista quanto os do homem comum não podem ser tido como verdadeiros, ambos são “aproximadamente exatos”, porque mesmo o cientista tendo usado um sistema de ideias e métodos científicos, a sua conclusão nunca vai ser tida como totalmente correta, sempre haverá possibilidade de surgir uma nova verdade. Então não importa de que maneira o objeto é observado, no final, o resultado nunca poderá ser tido como verdade.
O conhecimento filosófico já é feito é baseado na experiência e é tido como não verificável, ou seja, suas teorias não podem ser refutadas. Esse tipo de conhecimento recorre apenas à razão humana para discernir o certo do errado. Ao contrário do conhecimento científico que analisa os fatos concretos, o conhecimento filosófico analisa ideias e exige uma coerência lógica para classificar uma teoria como válida.
O conhecimento religioso tem