Resenha comparativa moses finley x ellen wood

2028 palavras 9 páginas
I-Identificação das obras: O livro – “Democracia contra Capitalismo: a renovação do materialismo histórico” da autora Ellen Meiksins Wood, foi publicado em 2003, na área de Ciências Políticas, contem 261 páginas.
O livro “Democracia Antiga e Moderna” do autor Moses Finley foi publicado em 1973, também na área de Ciências Políticas, 192 páginas.
II- Sobre os autores: Ellen Meiksins Wood nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 1942. Foi por muitos anos professora de Ciências Políticas na Universidade York, de Toronto, Canadá. Autora de vários livros, entre os quais se destacam: “A origem do capitalismo” (2001,)“Em defesa da história”(1999), “The Pristine Culture of Capitalism” (1992) e “The Retreat from Class” (1986).
Sir Moses Finley nasceu em 20 de maio de 1912 e morreu no dia 23 de junho de 1986. Historiador americano radicado na Inglaterra, especialista na economia do mundo greco-romano, suas obras também incluem estudos sobre a política e sociedade gregas. É o principal expoente da vertente primitivista tendo elaborado estudos sobre a economia antiga, defendendo que valores como o status e a ideologia cívica governavam a economia antiga ao invés de motivações econômicas racionais.
III- Conteúdo analisado: No primeiro capítulo analisado do livro da autora Ellen Wood a autora faz suas considerações sobre a democracia e a cidadania. Ela enfatiza a sociedade capitalista onde os produtores primários estão sujeitos a pressões econômicas independentes de sua condição política. A autora diz que o poder do capitalista de se apropriar da mais-valia dos trabalhadores independe de privilégio jurídico e de condição cívica, mas depende do fato de os trabalhadores não possuírem propriedade, o que faz com que eles venham a trocar sua força de trabalho por um salário, para ter acesso a meios de trabalho e de subsistência. Com isso ela divide os dois lados da condição cívica da situação de classe: de um lado o direito da cidadania não é determinado por posição

Relacionados

  • MIGUEL SOARES PALMEIRA
    81647 palavras | 327 páginas