Resenha como estrelas na terra
Disciplina: Programação Neurolinguística.
Orientadora: Clélia Barqueta.
Data de entrega: 03 de outubro de 2012.
Alunas: Bruna Luiza Cairo do Rego; Natália Batista Pires de Oliveira.
Matrícula: 11219315; 11219313.
Como estrelas na Terra, toda criança é especial – Aamir Khan “Taare Zameen Par- Every Child is Special” que significa, exatamente, "Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial", mostra a história de uma criança em especial, Ishaan Awasthi, um menino distraído que adorava pintar e recebia muitos castigos. Ele havia reprovado a 3° série e quando isso estava quase acontecendo novamente, o pai dele Nandkishore Awasthi, resolve manda-lo para um internato rígido que educava as crianças como “cavalos selvagens”. O pai não entendia o real problema do Ishaan, a dislexia, que só é descoberto bem depois pelo professor substituto de artes, Ram Nikumbh.
O mais incrível do filme é que não há violões. O que torna as pessoas boas ou ruins, em certo momento, é o desconhecimento. E assim como as pessoas ao redor de Ishaan demonstram não saber lidar com a dislexia, o mesmo acontece com os nossos pais e educadores, por isso as crianças ou são tratadas como burras e preguiçosas ou são vistas como deficientes mentais (como síndrome de Down). Depois que a metodologia de ensino do professor Ram Nikumbh funciona, toda a escola decide apoia-lo mostrando que Ishaan era extremamente inteligente, só precisava de uma orientação adequada para desenvolver as outras inteligências.
Mas o filme também reflete as negligências, falta de cuidado e de atenção com a maioria das crianças disléxicas; mostra o papel do educador na transformação da história de uma criança que sofre com dislexia e tem dificuldades para ser compreendida pelas pessoas que a cerca; retrata o tema da dislexia mostrando a importância do educador ter a sensibilidade para com a criança e sua situação, assumindo um papel não só de professor que se preocupa