Resenha Colegio Regina Pacis
Michel Dias – UNIPAC ¹
ALARCÃO, J.P.S. Colégio Regina Pacis: um paradigma identitário. In: VI Semana Científica da UNIPAC, 2006, Araguari. Anais da VI Semana Científica UNIPAC Araguari: UNIPAC Araguari, 2006.
A autora do texto é Janine Pereira de Souza Alarcão, professora da UNIPAC, graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em História Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari (FAFI), mestre em História pela Universidade de Brasília (UNB).
O texto nos trás uma característica principal de demonstrar o quanto é importante a preservação de cultura e memória em uma sociedade e para isso conta historia do Colégio Regina Pacis localizado na cidade Araguari.
A obra nos remete ao Brasil colonial e nos informa que nesta época oque era mais importante era o descobrimento de novas regiões mineradoras e não o povoamento do interior do pais. Os sesmeiros que incentivavam a criação de povoados tendo como objetivo o escoamento de suas produções.
Alguns anos depois da elevação da vila a cidade, os padres da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, vieram para Araguari com o intuito de fundar um estabelecimento de ensino para rapazes. As aulas iniciaram provisoriamente na Avenida Boa Vista, n° 19, logo a estrutura física desse endereço não comportava o constante aumento do número de alunos, tornando-se necessário a construção de novas instalações. Então, deu-se início a construção de um prédio à Avenida Minas Gerais, depois se fez necessário a construção de mais um prédio, pois a procura de vagas não parava de crescer.
___________________________________________
Autor é aluno do 2º período do curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari.
No ano de 1930 o tumulto e agitação promovidos no estado e em varias partes do país marcaram o colégio Reginas Pacis. A cidade ficou praticamente isolada e