Resenha Cidadão Boilesen
Porém ao longo do documentário podemos perceber que nem tudo são flores na vida de Boilesen. O filme frisa que o golpe foi de caráter cívico-militar, deixando claro que não houve somente uma iniciativa por parte dos militares, destacando a participação efetiva do setor privado através de grandes empresários, entre eles Henning Albert Boilesen. A partir dai, declarações de participantes deixam claro a participação de boilesen acerca do comunismo: totalmente contra.
Com isso o publico passa a ter conhecimento do outro lado de boilesen, vindo à tona o fato de que o cidadão dinamarquês assistia sessões de tortura. Uma parte que acho valida destacar é um depoimento que diz que durante a ditadura no Brasil boilesen pôde fazer coisas que jamais seriam aceitas em seu país de origem, revelando um lado sádico de sua personalidade que muitos desconheciam. Boilesen inclusive é dado como um dos inventores ou financiadores de uma maquina de choque utilizado nas sessões de tortura que chegou a receber seu nome como “homenagem”.
O documentário também traz depoimentos de membros da ALN, grupo que organizou o assassinato de boilesen. Assassinato este que ocorreu no meio da rua e se caracterizou pelos diversos disparos realizados sobre o dinamarquês, que ficou jogado na rua próximo ao meio fio. Portanto pode-se concluir que o documentário acerca da vida de Boilesen é extremamente completo, trazendo depoimentos dos dois lados da ditadura,