Resenha central do brasil
O filme Central do Brasil é um marco do cinema brasileiro. Os críticos especializados classificaram e aclamaram esta obra cinematográfica como um retrato fiel da situação social do país. Este filme além de entretenimento de excelente qualidade oferece subsídios para se analisar diversos campos de atuação na sociedade brasileira, inclusive o campo social e econômico. Segundo seu diretor Walter Salles, Central do Brasil é a história de um menino que busca além do pai que nunca conheceu, um país onde a fraternidade e a compaixão sejam possíveis. A procura desta criança pelo pai, assim como por um país mais fraterno, é o tema central deste belo filme que como nós, sente a orfandade de uma sociedade que amamos mas não nos acolhe.
Mas Central do Brasil é também a história de Dora, uma professora aposentada que vive insensível ao mundo que a cerca, até conhecer Josué, e empreender-se com ele numa fascinante viagem de “procuras” onde vê renascer seus valores morais a muito adormecidos.
Esta maravilhosa obra, recheada de grandes atores rendeu ao cinema nacional um Urso de Ouro como melhor filme, e um Urso de Prata para Fernanda Montenegro como melhor atriz, assim como indicações ao Oscar como melhor filme estrangeiro.
FILME CENTRAL DO BRASIL-1998
Elenco:
Fernanda Monte Negro - Dora
Marília Pêra – Irene
Vinícius de Oliveira - Josué
Othon Bastos - César
Matheus Nachtergaele - Isaias
Soia Lira - Ana
Otávio Augusto - Pedrão
Stella Freitas - Yolanda
Caio Junqueira – Moisés
Central do Brasil começa na maior estação de trens do Rio de Janeiro, com a personagem Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos. Nas histórias de vida que Dora ouve e transcreve, surge a nossa frente um Brasil desconhecido e fascinante, com uma porção da população migrante que tenta através destas cartas manter os laços com seus familiares e com seu passado. Nem de longe estas pessoas imaginam que esta mulher que lhes cobra para escrever, não