Resenha - Cem anos de solidão
Dentre suas principais obras estão: Relato de Um Náufrago (1955), A Ultima Viagem do Navio Fantasma (1968), O Amor Nos Tempos do Cólera (1985). Em 1982, ganhou o Premio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra. A obra mais popular de Garcia Márquez é "Cem anos de solidão", a qual o autor mistura o épico com o realismo fantástico.
Nesta obra Garcia Márquez impôs muito de seu realismo mágico e de outros aspectos como, a natureza, os problemas sociais e políticos, a vida cotidiana, a morte, o amor, as forças sobrenaturais, o humor, o lirismo. O realismo mágico está presente em muitas partes desta obra, acompanhado a vida da família Buendía que em todas suas gerações em cem anos vivem condenados à solidão.
Cem anos de Solidão conta a história que se passa numa aldeia fictícia na América Latina chamada Macondo. Esta pequena povoação foi fundada pela família Buendía – Iguarán.
A primeira geração desta família é formada por dois primos que resolvem se casar, José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán. Porém, todos diziam que do casamento de pessoas da mesma família nasciam aberrações, como crianças com rabo de porco, por exemplo. Por esse e outros motivos, José Arcádio e Úrsula decidiram, juntamente com alguns amigos, ir embora do povoado onde moravam e fundaram um novo povoado que recebeu o nome de Macondo. Este casal teve três filhos: José