Resenha caso dos irmãos naves
Turma especial Direito 1 – Noturno
O caso dos irmãos Naves
O filme que assistimos conta a história dos irmãos Naves (Sebastião Naves e Joaquim Naves) que foi considerado um dos maiores erros judiciais cometidos no Brasil. O caso aconteceu em 1937 em Minas gerais.
Os irmãos Naves são acusados pelo sumiço de Benedito Caetano, que era sócio de Joaquim. Benedito desaparece da cidade após a venda de uma grande quantidade de arroz, e os irmãos Naves vão até a delegacia registrar a queixa. É então que se inicia o drama da família. O delegado de polícia da cidade, Francisco, inicia as investigações com uma ideia convicta de que os irmãos Naves teriam cometido o assassinato de Benedito. Sem provas, ele submete essa família a torturas cruéis e ameaças.
Diante de tais torturas os irmãos Naves mentem sobre o caso e assumem terem cometido tal crime, por medo de sofrerem mais torturas. É um caso em que vemos claramente em que uma figura da polícia, usa de sua força e status para conseguir desvendar o suposto crime. Diante de tanto sofrimento, acontece o julgamento dos irmãos Naves. A defesa dos irmãos Naves foi exercida com coragem pelo advogado João Alamy Filho, que não desistiu de provar a inocência de seus clientes, ingressando com habeas corpus, recursos e as mais variadas petições, ele tenta mostrar que tal crime foi confessado diante de torturas, e não por terem cometido de fato o crime. O julgamento acontece, eles são absolvidos pelos jurados, mas a promotoria recorre e o julgamento é anulado. Um novo julgamento acontece, eles são absolvidos novamente, mas o Tribunal de Justiça muda o veredito, condenando os irmãos há 25 anos de reclusão. Sem provas, sem evidências de fato, os irmãos são presos depois de tanta tortura, e passam 8 anos presos. Diante do bom comportamento, eles conseguem livramento condicional. Em 1952 Benedito aparece, e o caso fica conhecido nacionalmente. Vemos claramente que muitas vezes as autoridades não cumprem as