Resenha Carruagens de Fogo
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA _______________________________________________________________
Resenha do Filme – Carruagens de Fogo
PASSOS
Abril - 2014
O filme “Carruagens de Fogo” conta a história de dois homens com origens bem diferentes. Um é Harold Abrahams, um Judeu que tem o sonho de mostrar seu valor à sociedade Britânica. O outro é Eric Liddell, um missionário muito fiel, que acredita que sua velocidade é um dom de Deus. Ambos apesar de tão diferentes correm atrás de um sonho em comum, ser campeão olímpico.
A trama acontece perto dos Jogos Olímpicos de 1924, o filme chega a ser meio cansativo e tedioso no início, mostra quando Harold Abrahams conhece uma cantora famosa e se envolve com ela ao mesmo tempo do outro lado mostra a irmã de Eric, que cobra o tempo todo sua dedicação total ao seu trabalho como missionário. O filme por um bom tempo, nos apresenta esses dois personagens, mais em momento algum favorece a nenhum dos personagens.
Quando Eric vence Harold nas eliminatórias, o filme nos da impressão de que a disputa se torna pessoal, mas na verdade o filme não tem e intenção de engrandecer nenhum dos dois, pelo contrário todos os demais participantes são valorizados. A verdadeira intensão do filme é mostrar a paixão que o esporte desperta, e de que quando você tem um objetivo e corre atrás dele, nada é impossível, nem mesmo derrotar os atletas de grande nome.
Na parte do filme em que se começa a retratar as Olimpíadas, o filme começa a focar mais em uns países do que em outros. A França, por ser o lugar em que se acontece os jogos tem um foco maior na Cerimônia de Abertura. Depois disso o foco do filme vai totalmente aos atletas ingleses, e nos da aquela sensação de que é pra eles que devemos torcer.
O final me surpreendeu muito, Eric decide abandonar a final dos Jogos porque pra isso ele iria ter que correr no domingo, e isso iria