Resenha capitalismo
O capitalismo surgiu do declínio da sociedade feudal, os camponeses foram para as pequenas cidades que eram chamadas de burgos, e que foram crescendo e acumulando riquezas, isto é capital.
O capitalismo se constituiu na Europa Ocidental, a Inglaterra é um dos primeiros exemplos de sociedade capitalista, porque foi um dos primeiros países que as relações capitalistas se desenvolveram plenamente.
A sociedade capitalista é baseada na propriedade privada dos meios de produção, isso significa que são exclusivos das classes dominantes, dos capitalistas.
O capitalismo é visto como um instrumento para gerar lucros, o trabalho se transforma em força de trabalho ,quando se torna uma mercadoria que pode ser comprada e vendida , ou seja, precisamos vender nossa mão-de-obra.
A conjugação de todos esses fatores é conhecida como acumulação primitiva do capital, que nada mais é do que o dinheiro acumulado por aqueles camponeses comerciantes que foram para os burgos e com seu comercio acumularam capital e aplicaram seu capital no financiamento e produção de mercadorias em outra escala de produção e com outra finalidade: exclusivamente para vender no mercado e nisso pouco a pouco o trabalhador vai perdendo tudo o que tem para ficar somente com sua força de trabalho.
As primeiras fabricas que esses comerciantes aplicaram seu capital foi no financiamento e produção de mercadorias, coordenando os artesãos isso acontecia de duas maneiras: Ou reunião os artesãos de um determinado oficio em um mesmo local, ou eles podiam trabalhar em outros locais, inclusive nas suas casas, mas quem decidia o que produzir e quanto produzir era o dono do capital, ou seja, quem estivesse financiando a produção.
A cooperação simples é o processo em que os trabalhadores ainda mantem a hierarquia na produção artesanal. Nesse sistema o artesão ainda desenvolve, ele próprio todo o