Resenha-Capital intelectual
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA:
STEWART, Tomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas, 15ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
2 APRESENTAÇÃO DO AUTOR:
Thomas A. Stewart é membro premiado da equipe de editores da revista Fortune. Editor-chefe da Harvard Business Review, e figura entre os 50 pensadores mais influentes na área da gestão pela comunidade do jornal Financial Times. Pioneiro na área de capital intelectual, escreveu uma série de artigos que lhe conferiram a reputação de maior especialista no assunto.
3 RESUMO DA OBRA:
Parte 1- A Era da Informação
Capítulo 1-A economia do conhecimento
Neste capítulo o autor mostra a evolução da importância do conhecimento em meio à revolução econômica que está criando a “Era da informação”, mostra como este assumiu um papel dominante em nossa economia, nossas empresas e nosso trabalho, enfatizando que o conhecimento tornou-se um recurso econômico mais importante que a matéria- prima, e muitas vezes que o dinheiro. Explica que administrá-lo, ou seja, encontrá-lo, estimulá-lo, armazená-lo, tornou-se a tarefa econômica mais importante dos indivíduos e das organizações. Para cumpri-la é essencial entender o que é capital intelectual e os motivos de sua importância, bem como entender o que significa Era da informação, que surge em meio a tantas mudanças como a globalização, a informatização, o desmantelamento da hierarquia empresarial, e que tem como principais fontes de riqueza o conhecimento e a comunicação.
Capítulo 2- A empresa do conhecimento
Este capítulo trás uma análise do crescimento do volume de informações com a qual as empresas lidam, o que fazem com elas e como a utilizam, de forma a economizar tempo e dinheiro. Ou seja, a revolução da informação dentro das empresas, determinando assim o que é uma empresa voltada para o conhecimento e suas diferenças quando comparadas com as organizações tradicionais. Afirma que uma empresa torna-se