Resenha Cap1
CIENCIAS CONTABEIS
INTRODUÇÃO À ADMINISTAÇÃO
PROF. DRº OSÍRIS CUNHA
05 MAI. 2015
RIBSON MELO
ÁREAS FUNCIONAIS DA EMPRESA
TEIXEIRA, H. J. ; SALOMÃO, S. M. ; TEIXEIRA, C. J. . Áreas Funcionais da Empresa. Fundamentos de Administração - A Busca do essencial. São Paulo: Elsevier Editora Ltda, 2010, p. 225-243.
Mesmo com a valorização de uma abordagem sistêmica, é impossível administrar sem conhecer, em maior ou menor grau, as áreas funcionais de uma empresa, ou seja, como as funções, atividades e departamentos estão distribuídos e as respectivas hierarquias, ou seja, que departamento estará subordinado a quem. As mais tradicionais áreas funcionais são:
- Finanças: responsável por gerir o dinheiro da organização, visando gerar lucros e envolvendo decisões de investimento, financiamento, controle e questões de remuneração.
-Marketing: Procura estabelecer relações entre a entidade ou empresa e o cliente.
-Operações: Diretamente ligada à prestação de serviços, engenharia, logística e etc.
-Gestão de Pessoas: Desempenha atividade de atrair, reter e desenvolver os profissionais e estando incumbida das formas de avaliação e questões culturais das entidades.
Outras áreas podem existir nas organizações,dependendo do tamanho e segmento de atuação (negócio).Essas áreas representam atividades e tarefas especializadas que são desempenhadas por unidades ou departamentos da organização. Para Fayol, administrar é prever, organizar, controlar, comandar, coordenar e controlar. Reunindo e aplicando os recursos disponíveis da melhor forma possível. Taylor e Ford pensam a administração a partir da base produtiva, ou seja, o que fazer para aumentar a produção da fábrica a partir de mudanças no processo produtivo e de técnicas específicas de trabalho.
Fayol pensa a administração a partir do alto, ou seja, do topo da hierarquia refletindo sobre as melhores técnicas de gestão para aumentar a eficiência de qualquer tipo de organização. Na verdade são visões