Resenha Camada Física
DISCIPLINA – REDES DE COMPUTADORES I
PROFESSOR – IVENILTON ALEXANDRE
ALUNA – MIRLA MARIA DE SOUSA SANTANA
Camada Física
Inicialmente pode-se dizer que a camada física define as características técnicas dos dispositivos elétricos ou físicos do sistema. Ela contém os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicação que se comunicam diretamente com o controlar da interface de rede. Dessa forma ela se preocupa em permitir uma comunicação simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros. Define as características elétricas e mecânicas do meio, taxa de transferência dos bits, tensões e etc. Também controla a quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede.
Como as informações, na maioria das vezes, são transmitidas por fios, a voltagem ou corrente variam, nos dando a possibilidade de criar um modelo para o comportamento do sinal dessa corrente e analisá-lo através de uma função de tempo. Em meados do século XIX um matemático (Jean Fourier) provou que qualquer sinal periódico pode ser representado como uma soma de senos e cossenos de diversas frequências, conhecida como a “série de Fourier”.
As características do meio físico provocam perdas diferentes em cada um de seus componentes causando uma mudança de forma do sinal original que tinha sido enviado, chamado de distorção. Quanto maior a frequência no meio físico, maior a perda, dessa forma o meio atua como um filtro de passagem. As faixas de frequências que são transmitidas sem serem fortemente prejudicadas, mantendo-se praticamente preservadas são chamadas de largura de banda, más já faz parte das características do meio de transmissão.
Como seu objetivo é transmitir um fluxo de bits de uma máquina à outra, essa camada utiliza vários meios físicos para realizar a transmissão. Os meios físicos são agrupados em meios guiados como fios de cobre e fibras ópticas, e meios não-guiados como onda de rádio e raios laser