Resenha Breno
RESENHA: MALHEIROS, T. F. Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: contexto brasileiro. In: Revista Saúde soc., n. 1, v. 17, 2008, p. 07-20.
No presente artigo o referido autor aborda a implementação da Agenda 21, que é um documento lançado na Rio92 na conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, realizada na cidade do Rio de Janeiro, mas, que somente em 2002 foi aprovado no Brasil, e ao decorrer do texto o autor analisa os pontos positivos, avanços e as lacunas existentes que enfraquecem o plano nacional de desenvolvimento sustentável e das agendas 21 locais.
Para os dados de pesquisa foram utilizados informações extraídas ICLEI, e do IBGE, esse por sua vez, foi um importante agente para o desenvolvimento e acompanhamento do documento, pois a partir de seus dados que se alcançaram os indicadores de desenvolvimento do Brasil. Para a construção da Agenda 21 brasileira houve um processo de planejamento participativo com o intuito de analisar a situação dos pais e identificar potencialidades e fragilidades , para que a partir desses pontos , pudessem visualizar o desenvolvimento futuro de forma sustentável, Os especialistas fizeram diagnósticos da realidade brasileira abordando de forma multissetorial os problemas, apoiados por ampla participação de representantes de diferentes setores da sociedade de todas as regiões do país, bem como com a participação da área acadêmica.
A agenda 21 destaca-se com um importante documento de planejamento participativo, para que a partir dele possam ser elaboradas políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável do país. Segundo o autor apesar desses esforços, o tema ainda é recente e demanda maior atenção por parte das instituições de pesquisa e aplicação prática pelas instituições governamentais e não governamentais com atuação em política e gestão da sustentabilidade.
O autor coloca em foco ainda que falta nesse