Resenha Blogs Cientificos
Rodrigo Silva Caxias de Sousa tem graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo e doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente presta mestrado em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já atuou como bibliotecário em diversas centros informacionais.
Neste artigo os autores identificam características estruturais a respeito de blogs científicos, que através de links e os chamados blogrolls criam redes referenciais de informação que, mesmo não estruturadas, possuem potencial de contribuição como fonte informacional para o meio cientifico.
Apresentam estruturas básicas e conceitos de blogs e as diferentes visões consideradas a sua fidedignidade ao longo dos anos por especialistas da área. O debate reside nessa questão, como bem especificam os autores, blogs não possuem qualquer tipo de estruturação valida como cientifica, porém permite atividades da ciência muito requeridas e pouco utilizadas, como por exemplo, a colaboração mundial de vários autores em um único trabalho, sem a necessidade de delongas e burocracias.
Ainda assim, deixam claro que não necessariamente as informações postadas em um blog são verídicas. Por ser uma ferramenta popular e normalmente gratuita, qualquer individuo interessado pode dissertar sobre os mais variados assuntos, expondo suas opiniões e noções, muitas vezes erradas.
É bem colocado que antes de qualquer