Resenha: biodiversidade matogrossense
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO “Lato Sensu”
GESTÃO E PERÍCIA AMBIENTAL
Docente: Germano Guarim Neto
Discente: Alex Schmidt
RESENHA: BIODIVERSIDADE MATOGROSSENSE
Guarim Neto, Germano e França Carvalho, João Victor. Biodiversidade Mato-Grossense: as plantas e suas potencialidades. Carlini & Caniato Editorial, 2011, 152 pg.
Mato Grosso está entre os estados brasileiros com a maior diversidade biológica, porém, ainda pouco estudado. A obra organizada por Germano Guarim Neto e João Victor França Carvalho traz informações que retratam os recursos vegetais encontrados nos três biomas que o Estado está inserido: Cerrado, Pantanal e Amazônico. Os organizadores apresentam uma diversidade de espécies, com as mais variadas formas e categorias de uso, como: plantas aromáticas, frutos comestíveis, plantas medicinais e de uso artesanal. Ressaltam ainda, além da importância ambiental, o uso econômico, cultural e social das mais variadas espécies encontradas nestes biomas.
Esta obra acrescenta uma importante fonte de informações para aqueles que se dedicam ao estudo das plantas e da biodiversidade, exemplificando a importância do conhecimento, estudo e classificação das mais variadas espécies presentes no estado de Mato Grosso. A obra utiliza, de uma forma muito perspicaz e não excludente, o conhecimento empírico das comunidades locais, e ainda nos provoca a continuar com este conhecimento, a fim de estudar a imensidão de possibilidades das espécies vegetais matogrossenses e seu correto uso de forma sustentável.
Autores: Germano Guarim Neto, graduado em história Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, mestre e doutor em Ciências Biológicas, área de Botânica, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade Federal do Amazonas. É Professor Titular-Doutor, no departamento de Botânica e Ecologia (Instituo de Biociências-UFMT). É consultor “ad hoc” do CNPq, da CAPES, da FAPEMAT e presta assessoria a