resenha biocombustiveis
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Professor: Raul Rosenhaim
Aluno: João Pedro Matrícula: 11121842
Resenha Crítica
João Pessoa – PB, 07 de Dezembro de 2010.
Biocombustíveis
Na apresentação feita sobre biocombustíveis foi abordado inicialmente a história dos biocombustíveis que surgiram a partir da primeira crise do petróleo em 1973 e teve bons resultados por apresentar um bom valor econômico por ser extraído da natureza, principalmente da cana-de-açúcar e por ser sua produção menos agressiva ao meio ambiente em relação aos demais combustíveis conhecidos como o petróleo, por exemplo, e que hoje essa energia renovável vem numa crescente de aproveitamento no Brasil que nos outros países.
Um exemplo de energia renovável dos biocombustíveis foi a Biomassa, que é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema. A biomassa junto com as energias renováveis como: hidráulica, solar, eólica e geotérmica, vem crescendo cada vez mais em escala mundial por conta de seu baixo preço e de suas características de não danificação ao meio ambiente. No Brasil hoje cerca de 18% dos combustíveis produzidos são renováveis fazendo com que ocupe um lugar entre os países que encontram nas energias renováveis uma alternativa.
Benefícios e vantagens foram bem abordados e foi esclarecido que as energias renováveis, são produzidas por fontes em que se podem reaproveitar tanto na própria energia como de várias outras maneiras, essa é uma característica que difere bem do petróleo que não é reaproveitável e está se tornando cada vez mais escasso e caro. Um ponto positivo também das energias renováveis é que além de não agredir tanto o meio ambiente tem as plantas como um bom reversor do efeito estufa que hoje atinge grande parte das regiões urbanas e industriais.
Uma parte que chamou a atenção foram