resenha avalia o psicologica
“O conceito de “Prestar Atenção” para Skinner” “Testes de atenção por cancelamento: avaliação da atenção em estudantes do ensino fundamental”
A ideia de “prestar atenção” do nosso comportamento é um dos assuntos mais estudados desde o surgimento até os dias atuais na área da psicologia.
Skinner aborda e investiga a fundo o tema. Definindo duas formas de interpretação para a atenção. Sendo a primeira um comportamento operante e a segunda como um comportamento que é mantido por reforço. Porém, independente de sua interpretação ela faz parte de qualquer desempenho do nosso organismo.
É fato, que não reagimos a todos os estímulos presentes em certos ambientes, porque somos capazes de selecionar esses estímulos, e isso o que podemos chamar de “atenção” na psicologia.
No teste de atenção por cancelamento as fases são separadas por categorias de atenção, mas sempre sendo direcionadas para um objetivo especifico. Mesmo com diversos graus de desempenho o estimulo é externo. A atenção sempre é chamada para algo.
Para Skinner é importante compreendermos que existe diferença entre a “atenção atraída” e “prestar atenção” que é considerando um comportamento operante. No teste de atenção por cancelamento está o exemplo de atenção atraída onde o individuo recebe um estímulo fixo para a resolução. O controle de prestar atenção é de grande importância principalmente nos testes de atenção, incluindo no autocontrole do nosso organismo.
Prestar atenção na verdade seria mais que simplesmente olhar. O que torna o estudo da atenção algo bastante difícil, pela sua grande dimensão e complexidade.
Skinner aborda que o “prestar atenção” é diferente de percepção, sendo o primeiro operante e o segundo reflexivo. Podemos entender então que atenção e a observação seriam seguidas de nossa percepção.
A nossa conclusão é que em mesmo o individuo possuindo a capacidade de concentração e recebendo estimulo para tal, o “prestar a atenção” é uma variável de acordo com a fase